Cada vez mais próximas da China, Maldivas ordenam retirada dos soldados indianos do país

Ministros do Governo do arquipélago chamaram “palhaço”, “terrorista” e “fantoche de Israel” a Narendra Modi e as redes sociais da Índia encheram-se de apelos de boicote ao turismo nas Maldivas.

Foto
Xi Jinping, Presidente da China, recebeu recentemente o seu homólogo maldivo, Mohamed Muizzu, em Pequim Reuters/STRINGER
Ouça este artigo
00:00
06:23

O Presidente das Maldivas, Mohamed Muizzu, informou o Governo da Índia no domingo da semana passada de que tem até ao próximo dia 15 de Março para retirar todos os soldados indianos do arquipélago. Actualmente, há cerca de 80 militares do país mais populoso do mundo destacados nas Maldivas, que ajudam as autoridades locais em missões de patrulhamento, de resgate e ajuda humanitária, e que prestam apoio às forças de segurança maldivas no manuseamento de material militar, nomeadamente daquele que foi fornecido por Nova Deli.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 10 comentários