Coreia do Norte confirma lançamento de míssil balístico em direcção ao mar do Japão

Disparo do míssil no domingo, que Pyongyang disse estar equipado com ogiva hipersónica, destinava-se a “verificar capacidades de deslocação e manobrabilidade” e “ fiabilidade do novo motor”.

Foto
Coreia do Norte lançou um míssil balístico de alcance intermédio com combustível sólido EPA/KCNA
Ouça este artigo
00:00
02:00

A Coreia do Norte anunciou esta segunda-feira que lançou um míssil balístico de alcance intermédio com combustível sólido, confirmando as declarações avançadas no domingo por Seul e Tóquio. O lançamento ocorre alguns dias após Pyongyang ter realizado exercícios de artilharia com munições reais.

O disparo do míssil no domingo, que Pyongyang disse estar equipado com uma ogiva hipersónica, destinava-se a "verificar as capacidades de deslocação e de manobrabilidade", bem como "a fiabilidade do novo motor de combustível sólido", explicou a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disse no domingo, em comunicado, que o Norte “disparou um míssil balístico não identificado em direcção ao Mar do Leste”, referindo-se a uma área também conhecida como Mar do Japão.

O Ministério da Defesa do Japão disse ter detectado um possível lançamento de um míssil balístico de curto alcance, que terá caído fora da zona económica especial do país.

Foto
População da Coreia do Sul assiste ao lançamento do míssil JEON HEON-KYUN / LUSA

Este é o primeiro lançamento de um míssil por parte de Pyongyang desde que testou o míssil balístico intercontinental de combustível sólido Hwasong-18, a arma mais avançada do Norte, em 18 de Dezembro. Este míssil foi projectado para atacar o território continental dos Estados Unidos.

Após Pyongyang realizar, na semana passada, exercícios de artilharia em torno da fronteira marítima ocidental com o Sul durante três dias, Seul realizou exercícios de tiro semelhantes na mesma área.

Nos últimos dias, a Coreia do Norte tem intensificado a retórica bélica. Na semana passada, o líder Kim Jong-un descreveu o Sul como o “principal inimigo” e ameaçou aniquilar o país vizinho se fosse provocado.

Especialistas dizem que Kim provavelmente aumentará ainda mais a tensão ao testar novos mísseis para tentar influenciar os resultados das eleições parlamentares da Coreia do Sul, em Abril, e das eleições presidenciais dos EUA em Novembro.

Numa importante reunião do partido único norte-coreano, no final de Dezembro, Kim prometeu expandir o arsenal nuclear de Pyongyang e lançar satélites espiões adicionais para fazer face ao que chamou de movimentos de confronto liderados pelos EUA.

Sugerir correcção
Comentar