“É fundamental ter uma agência que avalie criteriosamente o investimento”

Portugal deixou de estar no comité de direcção do BEI com a saída da vice-presidência de Ricardo Mourinho Félix, que defende aumento da participação no capital. No PRR, podia ter sido feito mais, diz.

Foto
Mourinho Félix nega que vá participar na redacção do programa do PS e diz que quer regressar ao Banco de Portugal Daniel Rocha (arquivo)

Ricardo Mourinho Félix terminou a 31 de Dezembro de 2023 um mandato de três anos enquanto vice-presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI), que é detido pelos 27 Estados-membros da União Europeia e se apresenta como “a maior instituição financeira multilateral do mundo”, tendo entregado quase 9000 milhões de euros a Portugal, só nos últimos três anos, em crédito e garantias que apoiaram investimento público e privado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar