Morreu Wolfgang Schäuble, antigo ministro das Finanças alemão

Schäuble foi uma figura central no esforço pesado de austeridade para tirar a Europa da crise da dívida.

Foto
Wolfgang Schäuble assumiu a pasta de ministro das Finanças em 2009 EPA/CLEMENS BILAN

O antigo ministro das Finanças alemão Wolfgang Schäuble morreu aos 81 anos, informou esta quarta-feira a sua família à agência noticiosa alemã Dpa.

Wolfgang Schäuble, que ajudou a negociar a reunificação alemã em 1990, foi uma figura central no esforço pesado de austeridade para tirar a Europa da sua crise da dívida mais de duas décadas depois.

Schäuble, que tinha 81 anos, morreu em casa na noite de terça-feira, disse a família à Dpa.

Wolfgang Schäuble tornou-se ministro das Finanças da chanceler Angela Merkel em Outubro de 2009, pouco antes das revelações sobre o crescente défice orçamental da Grécia desencadearem a crise que envolveu o continente europeu e ameaçou desestabilizar a ordem financeira mundial.

Apoiante de longa data de uma maior unidade europeia, ajudou a liderar um esforço de anos que visava uma integração mais profunda e um conjunto de regras mais rigoroso. Contudo, a Alemanha foi alvo de críticas pela sua ênfase na austeridade e pela aparente falta de generosidade.

Depois de oito anos como ministro das Finanças, Schäuble consolidou o seu estatuto de estadista mais velho ao tornar-se presidente do parlamento alemão – o último passo numa longa carreira política na linha da frente.

Sugerir correcção
Ler 14 comentários