Meteorito gigante pôs oceano primitivo a ferver, mas também ajudou a vida a prosperar

Como era a vida na Terra há 3260 milhões de anos? Há poucos registos geológicos desses tempos. O planeta foi bombardeado por rochas vindas do espaço, um cataclismo que veio, afinal, beneficiar a vida.

Foto
Lagos de lava gerados pelo impacto de meteoritos numa Terra-recém formada, há 4500 milhões de anos, cuja atmosfera espessa era dominada pelo efeito de estufa SwRI/Simone Marchi/Dan Durda
Ouça este artigo
00:00
06:42

Quando era jovem, a Terra levou muita pancada, incluindo um dia, há 3260 milhões de anos, em que uma rocha com quatro vezes o tamanho do monte Evereste embateu no planeta. Os cientistas acreditam que provavelmente essa rocha, muito maior do que o objecto de Chicxulub [originando uma cratera na Península do Iucatão, México] que pôs fim ao reinado dos dinossauros, aterrou no oceano, até porque os continentes ainda mal tinham começado a formar-se.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar