Quando não há chaminé, como consegue o Pai Natal entrar?

Ao mistério de como é que o Pai Natal desce pela chaminé junta-se o de saber qual a forma de entrar nas casas em que esta nem sequer existe. Um livro divertido e bom para ser explorado em família.

criancas,natal,lazer,miudos,educacao,livros,
Fotogaleria
“E se a casa não tiver chaminé, o que acontece?” Jon Klassen
criancas,natal,lazer,miudos,educacao,livros,
Fotogaleria
Ilustração completa de capa e contracapa Jon Klassen
criancas,natal,lazer,miudos,educacao,livros,
Fotogaleria
“(...) estica-se como plasticina e faz entrar uma perna de cada vez?” Jon Klassen
criancas,natal,lazer,miudos,educacao,livros,
Fotogaleria
“Será que, em vez de bolachas, devíamos deixar cenouras, que fazem tão bem aos olhos? Não. Com as luzes de Natal todas a piscar, ele verá o suficiente para se movimentar, sem bater nas cadeiras e sem se aleijar” Jon Klassen
Como o Papai Noel desce pela chaminé?
Fotogaleria
“Talvez o Pai Natal saiba da chave debaixo do vaso, embora nunca, mas mesmo ‘nunca’ se deva mencionar a chave debaixo do vaso” Jon Klassen
Como o Papai Noel desce pela chaminé?
Fotogaleria
Capa do livro Como É Que o Pai Natal Desce pela Chaminé?, editado pela Orfeu Negro Jon Klassen

A pergunta inicial vem logo no título, “como é que o Pai Natal desce pela chaminé?”, a que se seguem outras: “Como é que ele faz? Como é que funciona?”

Depois, dão-se alguns palpites: “Será que aperta mais o cinto? Ou fica pequenino como um rato? Ou estica-se como plasticina e faz entrar uma perna de cada vez?” A possibilidade de se transformar em fogo também é sugerida, mas logo abandonada, “é pouco provável”.

Em seguida, fica a dúvida sobre se entra de cabeça, com os pés ou de outra maneira… Esta última hipótese é ilustrada de forma divertida, vendo-se o Pai Natal a aterrar de rabo na chaminé.

A brincadeira prossegue, envolvendo empurrões de renas, fuligem e até a lavagem de roupa antes de prosseguir viagem. Gostámos de saber que, durante a espera, o Pai Natal lê um jornal. (Todos os leitores são bem-vindos.)

Foto
“Como é que ele faz? Como é que funciona? Será que aperta mais o cinto” Jon Klassen

Com uma boa dose de absurdo e criatividade, Como É Que o Pai Natal Desce pela Chaminé? possibilitará momentos de humor e imaginação em família. Decerto que as crianças terão muitos mais palpites para sugerir sobre o método usado para entregar presentes em cada casa.

Mac Barnett é um autor norte-americano que vive na Califórnia e está traduzido para mais de 30 línguas. Na Orfeu Negro, assina Mas Porquê (ilustração de Isabelle Arsenault), a trilogia das formas — Triângulo, Quadrado, Círculo —, O Lobo, o Pato & o Rato e Uma Aventura Debaixo da Terra, estes últimos ilustrados por Jon Klassen, que também o acompanha neste livro do Pai Natal.

O sentido de humor, o conhecimento de como pensam as crianças e a não apresentação de soluções únicas e fechadas para um mundo absurdo fazem com que Mac Barnett tenha grande aceitação junto dos pequenos leitores — e dos grandes. Razão pela qual já vendeu mais de 4 milhões de exemplares em todo o mundo e foi premiado nos EUA, na Alemanha, em Itália e na China.

A trilogia das formas foi entretanto convertida numa série de animação em stop-motion para a Apple TV+, com o nome Shape Island.

Foto
“Será que entra de cabeça? Ou com os pés? Ou de outra maneira?” Jon Klassen

O êxito dos chapéus de Jon Klassen

Jon Klassen, que aqui surge como ilustrador, é também escritor e realizador de animação. Natural do Canadá, estreou-se como autor de texto e imagem com o livro Quero o Meu Chapéu, tendo sido de imediato eleito pelo The New York Times como um dos 10 Melhores Livros Ilustrados do ano de 2012.

Um outro título, Este Chapéu Não É Meu, foi premiado com as medalhas Caldecott e Kate Greenaway. A série sobre chapéus fica concluída com Achámos Um Chapéu.

Em 2013, ilustrou o livro O Escuro, que o The New York Times elegeu como Melhor Livro Ilustrado daquele ano. Outras obras editadas em Portugal: A Caveira, Uma Pedra Cai do Céu, A Casa Suspensa nas Árvores.

Neste livro-álbum sobre a misteriosa forma de o Pai Natal conseguir entrar nas casas, une-se o sentido de humor e a ironia de ambos os autores, resultando numa breve paródia que pode alegrar a noite de Natal. Outras noites também.

Boas Festas!

Mais artigos Letra Pequena e blogue Letra Pequena

Sugerir correcção
Comentar