Desmantelado histórico clã criminoso do narcotráfico “Os Piturros”

Operação do clã foi cessada depois de nove meses de investigação coordenada por autoridades portuguesas e espanholas.

Foto
Clã usava o transporte marítimo para fazer chegar grandes quantidades de droga à Europa Daniel Rocha
Ouça este artigo
00:00
02:46

Nove pessoas foram detidas e 40 mil euros apreendidos, assim como veículos de gama alta, numa operação internacional que contou com a participação das autoridades portuguesas e espanholas e desmantelou uma organização de narcotráfico. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) explica que o clã sempre esteve directamente relacionado com os principais distribuidores de cocaína colombianos e usava o transporte marítimo para fazer entrar grandes quantidades de droga na Europa.

Na nota, a PJ recorda o aparecimento, no passado mês de Abril, numa praia de Peniche, de uma embarcação rápida (lancha voadora) e a apreensão de 1646 quilogramas de cocaína. A lancha e parte da droga foram na altura detectadas pela Polícia Marítima, enquanto a Guarda Nacional Republicana (GNR), em momento posterior, detectou parte da droga na área de Peniche. Na véspera desta situação, a GNR tinha sinalizado uma operação de abastecimento de uma lancha voadora em Sesimbra.

O Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária de Leiria assumiu a investigação dos factos, que indiciavam “uma operação de tráfico de elevada envergadura e complexidade“, “apenas ao alcance das grandes organizações criminosas” que dominam o tráfico internacional de estupefacientes, no caso a cocaína, por via marítima, refere o comunicado.

Após cruzamento de informação, explica a nota, apurou-se que a Guardia Civil — Equipa do Crime Organizado da Galiza já monitorizava uma organização galega que poderia estar relacionada com os factos ocorridos em território nacional.

Conjugando as informações disponíveis nas investigações em curso nos dois países, foi constituída uma Equipa de Investigação Conjunta, registada na Europol e Eurojust.

Após nove meses de investigação, foi desencadeada “uma operação policial de grande envergadura”, sob o nome Nazaré, visando o clã galego “Os Piturros”, histórico grupo criminoso ligado ao narcotráfico na Galiza, a partir da ria de Arousa, Pontevedra, desde a década de 80.

Nesta operação policial, segundo a PJ, foram realizadas 11 buscas em território espanhol e uma busca a uma empresa em território nacional, resultando na detenção de nove homens, com idades entre 25 e os 53 anos, suspeitos de integrarem a organização criminosa. Foram também apreendidos 40 mil euros em notas, três veículos de alta gama, equipamentos informáticos e de comunicação, além de documentação relevante para imputação aos detidos dos crimes de tráfico agravado de estupefacientes, associação criminosa e branqueamento de capitais.

A investigação conjunta permitiu conhecer a forma como a operação criminosa foi planeada e desenvolvida e os meios utilizados, permitindo, assim, determinar a responsabilidade de cada um dos alegados autores agora detidos, explica.

A PJ participou nas diligências efectuadas no país vizinho, sendo que a busca à empresa, localizada no Alto Minho, teve a colaboração da Guardia Civil.

Sugerir correcção
Comentar