Dificuldades com os presentes de última hora? A IA pode ajudar

O PÚBLICO testou algumas ferramentas de inteligência artificial que podem ajudar nos presentes de última hora.

Foto
Esta imagem foi gerada por uma ferramenta de inteligência artificial MICROSOFT DESIGNER

Se ainda não tem todas as prendas para o Natal, tente pedir ajuda a um chatbot ou a programas que criam imagens e músicas a pedido. Em 2023, as novas ferramentas de inteligência artificial (IA) ​generativa tornaram-se populares pela capacidade de criar conteúdo novo — de imagens a áudio e texto — a partir de enormes bases de dados que vão da Wikipédia a clássicos da literatura.

Nos últimos meses, a tecnologia mostrou que é útil em áreas como a saúde, a educação e a protecção ambiental. O PÚBLICO preparou uma lista que mostra como a IA generativa também pode ajudar com as atribuladas prendas de final de ano (e de forma gratuita). Nem todas as propostas incluem o ChatGPT.

Ponha a IA a desenhar por si

Com ferramentas de criação de imagem como o Bing Image Creator, da Microsoft, é possível fazer retratos personalizados em menos de um minuto. Pode oferecer em formato digital ou optar por imprimir e emoldurar.

Partindo de uma descrição textual, o criador de imagens da Microsoft apresenta quatro sugestões de imagens — quanto mais específica for a descrição, mais pormenorizado será o resultado. Não só é possível trabalhar em português, como se podem pedir imagens com diferentes estilos, do realismo aos traços típicos da Disney.

O PÚBLICO experimentou recriar as fotografias de um animal de estimação, com as indicações “husky adulto com olho esquerdo azul e olho direito castanho, gorro de Natal e focinho com toques de castanho”. Com base nos resultados, pode-se adaptar o pedido – por exemplo, acrescentar informação para imagens semelhantes a desenhos animados”.​

Quando se fazem muitos pedidos de seguida, a ferramenta demora mais tempo.

Para retratos humanos, as criações parecem mais limitadas. O limite de caracteres permitidos na descrição textual impede a captação de pormenores sobre expressões humanas e acessórios.

A Gencraft e a Imagine são outras ferramentas que usam IA para criar retratos a pedido.

Foto
Foto
Imagens criadas com o Bing Image Creator (superior) e com o Microsoft Designer (inferior). PEXELS/BING IMAGE CREATOR/MICROSOFT DESIGNER

Ofereça momentos

Quem é fã de chatbots como o ChatGPT ou o Bard, pode pedir ajuda às ferramentas para pensar em actividades de Natal – por exemplo, uma caça ao tesouro. Bastam algumas indicações de base (como a faixa etária dos presenteados e número de passos pretendidos), para receber ideias de trajectos e charadas que podem ser melhoradas à medida que se acrescentam mais informações.

Partindo das mesmas indicações do PÚBLICO – uma caça ao tesouro para crianças com presentes em conta (baratos ou artesanais) o ChatGPT, da OpenAI, e o Bard, da Google, seguiram caminhos distintos.

O ChatGPT focou-se na questão do preço. Todas as opções dadas pelo chatbot eram artesanais: enfeite de Natal artesanal, embalagem de biscoitos caseiros” ou “marcadores de livros divertidos”. Por outro lado, o Bard apostou em charadas – por exemplo, “Estou escondido num lugar bem alto, mas não sou um avião, onde estou?” (segundo o chatbot da Google, o presente está algures numa estante).

Apesar das limitações, ambos podem servir de empurrão à criatividade humana.

Crie um hit de Natal (e não só)

Outra opção para o Natal é colaborar com uma banda de IA para oferecer momentos sonoros originais. De uma só música a toda uma playlist, pode personalizar e dedicar composições a alguém sem pegar num único instrumento.

Ferramentas como a CassetteAI, que funcionam em português, permitem escolher a tonalidade, o andamento, os instrumentos utilizados e a duração da música pretendida. Após a primeira sugestão, o utilizador pode editar o resultado ou pedir novas variações. Na versão gratuita, apenas são permitidas sete criações por mês.

Outra opção de processo semelhante é a AIVA.

Ainda em apuros?

Se continuar sem ideias, pode pedir literalmente ajuda aos chatbots com IA generativa. Basta descrever a pessoa a presentear ou definir o tema, orçamento e local das compras (se preferir comprar algo, em vez de criar).

Para o mesmo perfil avó de 70 anos apaixonada por livros, moda e culinária”, o ChatGPT sugeriu um livro de receitas, um kit de chá e um marcador de livros. Já a ferramenta de IA da Microsoft optou por indicações mais genéricas como um “acessório de moda” e “produtos de culinária”, repetindo a opção do livro de receitas.

Também pode usar os programas para criar poemas personalizados ou contos infantis para os mais novos.

É preciso ter em atenção, no entanto, que alguns chatbots podem dar informação errada – por exemplo, lojas que não existem. O problema resulta da alucinação, uma característica de novas ferramentas de IA generativa que facilmente produzem informação que parece correcta mas é pouco factual ou sai fora do contexto. Acontece mais frequentemente depois de conversas longas. Em resumo, peça ideias ao chatbot, mas lembre-se de confirmar a informação. A decisão final é sua.

Texto editado por Karla Pequenino

Sugerir correcção
Comentar