Tribunal Superior de Londres congela bens de Isabel dos Santos que valem 670 milhões de euros

A decisão do tribunal foi tomada no âmbito da acção interposta pela operadora de telecomunicações angolana Unitel contra a empresária, no Reino Unido.

Foto
A operadora de telecomunicações Unitel pediu o congelamento de bens e fundos da empresária Nelson Garrido

O Tribunal Superior de Londres determinou o congelamento de bens e fundos de Isabel dos Santos, no valor de 670 milhões de euros, no âmbito de um processo movido pela operadora de telecomunicações angolana Unitel. A filha de José Eduardo dos Santos — Presidente de Angola entre 1979 e 2017 — afirmou que esta acção era desnecessária, visto que os bens já tinham sido congelados em Portugal e em Angola.

O juiz Robert Bright, responsável pelo processo, explicou por escrito que não aceitava que as outras ordens de arresto determinassem que “este tribunal” não pudesse “conceder uma ordem adicional”. Esta informação foi avançada pela Sky News, nesta quarta-feira.

Entre 2012 e 2013, enquanto administrava a Unitel, Isabel dos Santos autorizou empréstimos à holandesa Unitel International Holdings (UIH), para que a empresa adquirisse acções em empresas de telecomunicações. De acordo com a Unitel, em declarações à Sky News, há mais de 340 milhões de euros de empréstimos que ainda não foram pagos.

Segundo a Sky News, a empresária afirmou estar a ser vítima de uma “campanha de opressão” criada por Angola. Isabel dos Santos acrescentou ainda que a Unitel é responsável por não ter conseguido recuperar o dinheiro que a UIH deve, já que a Unitel interveio alegadamente na apreensão ilícita de bens da UIH concretizada por Angola.

Texto editado por Pedro Sales Dias

Sugerir correcção
Ler 1 comentários