Porto de Lisboa vai (finalmente) começar a cobrar a taxa turística aos cruzeiros

Dois euros por cada passageiro que desembarcar serão pagos por operadores dos navios, através de plataforma Janela Única Logística. “Estão reunidas as condições”, diz entidade pública.

Foto
Os operadores de cruzeiros terão agora de desembolsar dois euros por cada passageiro que desembarcar em Lisboa Rui Gaudencio
Ouça este artigo
00:00
06:13

Dentro de pouco mais de duas semanas terminarão as borlas. A partir de Janeiro de 2024, aos operadores dos navios de cruzeiro que cheguem a Lisboa ser-lhes-á cobrado o valor da taxa turística da cidade correspondente a cada um dos passageiros que dele desembarquem. Assim, todos os viajantes a bordo dessas embarcações que queiram visitar a capital portuguesa terão de pagar os dois euros da tarifa municipal. A informação é dada ao PÚBLICO pela Administração do Porto de Lisboa (APL), a qual garante estar a ultimar os pormenores do procedimento, resultante de um protocolo a firmar com a Câmara Municipal de Lisboa (CML). Tal poderá corresponder a uma receita fiscal anual adicional de 1,2 milhões de euros.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 15 comentários