Quarenta folhas e muito pistacho, assim se faz a melhor baklava de Istambul

A família Güllü vai já na sexta geração dedicada a este doce e, se os primeiros tempos em Istambul foram complicados, hoje vende duas toneladas de baklavas por dia.

Foto
A baklava é um doce icónico que na Turquia se distingue muitas vezes pela extraordinária qualidade dos pistachos bymuratdeniz
Ouça este artigo
00:00
04:10

Quando entramos na mais icónica casa de confecção de baklavas de Istambul, a Güllüoglu, no bairro de Karaköy, não temos tempo para pensar. Nadir Güllü recebe-nos no seu escritório, mostra os prémios que conquistaram ao longo dos tempos – existem desde 1843, Nadir é a quinta geração à frente do negócio e o seu filho, Murat, já a trabalhar aqui, é a sexta –, faz-nos subir vários lances de escadas a grande velocidade e, sem sabermos como, já estamos, de batas e toucas na cabeça, a tentar, sem grande sucesso, estender uma finíssima folha de massa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários