Azul

Na COP28, também há espaço para os protestos climáticos

Sexta-feira, dia da semana das greves pelo clima, foi também dia de protestos por parte de activistas climáticos na COP28, no Dubai.

Activistas protestam contra os combustíveis fósseis na Expo City Dubai durante a COP28 nesta sexta-feira Reuters/THOMAS MUKOYA
Fotogaleria
Activistas protestam contra os combustíveis fósseis na Expo City Dubai durante a COP28 nesta sexta-feira Reuters/THOMAS MUKOYA

Dezenas de activistas climáticos juntaram-se nesta sexta-feira no Dubai, enquanto decorre a COP28 (a cimeira do clima das Nações Unidas), para protestar contra a inacção climática e a dependência dos combustíveis fósseis.

Ainda assim, os activistas disseram que não se puderam manifestar livremente (sobretudo quando também mencionavam o conflito em Gaza, incluindo os pedidos de cessar-fogo) e que os protestos climáticos também foram afectados por restrições sobre onde e quando poderiam acontecer. As Nações Unidas dizem num comunicado citado pela Reuters estar a tentar que os direitos de todos os participantes sejam assegurados, acrescentando que "há espaço disponível para os participantes se manifestarem de forma pacífica e fazerem as suas vozes serem ouvidas em matéria climática". 

Num ano de recordes climáticos, a COP28 acontece nos Emirados Árabes Unidos (EAU), um dos maiores exportadores de petróleo do mundo. A cimeira também por Sultan Ahmed Al Jaber, ministro da Indústria dos EAU, que é também presidente da petrolífera estatal Abu Dhabi National Oil Company (ADNOC), o que levantou muitas dúvidas sobre possíveis conflitos de interesses. Al Jaber também preside à Masdar, a empresa estatal de energias renováveis e um dos maiores promotores de energia solar do mundo.

Na cimeira do clima estão presentes milhares de representantes, incluindo diplomatas e ministros de mais de 190 países que tentam elaborar um plano para acelerar a transição global para o abandono dos combustíveis fósseis. 

Para este sábado em Lisboa está também marcada para as 14h uma manifestação da "Resistência Climática", organizada pelo movimento Climáximo.

Leia mais sobre a COP28:

Activista em protesto no Dubai nesta sexta-feira, 8 de Dezembro
Activista em protesto no Dubai nesta sexta-feira, 8 de Dezembro Reuters/THAIER AL-SUDANI
Activistas protestam no Dubai contra "falsas soluções" durante a COP28 nesta sexta-feira
Activistas protestam no Dubai contra "falsas soluções" durante a COP28 nesta sexta-feira EPA/ALI HAIDER