Hospital das Bonecas: curar saudades

Manuela Cutileiro, com 78 anos, é a quinta geração à frente do hospital, que gere há 30 anos. “Eu sempre vivi neste ambiente, fez parte do meu imaginário desde que nasci.”

Foto
Manuela Cutileiro Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
05:36

“Boneca oferecida em 1969 a Maria Amélia Matos. Nome da boneca Amély.” Quando chegou ao Hospital das Bonecas, o pequeno pedaço de papel dava conta das linhas gerais da vida da boneca a precisar de cuidados. Estava no sítio certo. Amély integrou a família numerosa que habita no rés-do-chão e no primeiro andar, do número 7, da Praça da Figueira, em Lisboa, desde 1830. Manuela Cutileiro conhece cada rosto, sabe-lhes as maleitas, ouviu-lhes as histórias, cuida que regressem a casa como novos. Alguns vieram para ficar e tornam-se parte da colecção do museu, com a responsabilidade acrescida de representarem um período da história, uma cultura, uma geração que vai reconhecer-se e recuperar memórias e emoções. É sobretudo isso que se vive em cada divisão do Hospital das Bonecas, emoções.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar