Investigações fiscais com troca de dados já renderam 126 mil milhões em receitas

Portugal é o anfitrião da reunião do fórum da OCDE que impulsiona a partilha de informações fiscais. Em Lisboa, as vozes de 169 jurisdições debatem os passos a dar no combate à evasão.

Foto
O Fórum Global da OCDE conta com 169 jurisdições participantes, de que é exemplo Macau (na foto) Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
07:01

As autoridades tributárias que nos últimos anos começaram a trocar informações de forma regular, a nível mundial, para saber se os seus cidadãos e empresas têm contas bancárias no estrangeiro já conseguiram recuperar “quase 126 mil milhões de euros em impostos, juros e multas” desde que o intercâmbio arrancou em 2017-2018, estima o Fórum Global para a Transparência e a Troca de Informações para Fins Fiscais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), um grupo de discussão que reúne 169 jurisdições comprometidas com a cooperação entre as administrações tributárias no combate à evasão fiscal.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários