Dois registos fonográficos com Grândola propostos para Património Nacional

Proposta abrange as bobinas de Grândola como senha do 25 de Abril e do concerto de 29 de Março de 1974 e é entregue esta quarta-feira na Direcção-Geral do Património Cultural.

Foto
José Mário Branco com Francisco Fanhais e José Afonso no Château d’Hérouville, em França, onde foi gravado o disco Cantigas do Maio, 1971 PATRICK ULLMANN /CORTESIA OBSERVATÓRIO CANÇÃO DE PROTESTO
Ouça este artigo
00:00
08:33

O pretexto são os 50 anos do 25 de Abril. E a proposta tem por objectivo salvaguardar dois registos fonográficos que documentam a importância da canção Grândola vila morena, de José Afonso, no contexto do levantamento militar que derrubou a ditadura. A iniciativa é da Câmara Municipal de Grândola e da Direcção Regional de Cultura do Alentejo e a proposta, com um dossier fundamentado, vai ser entregue esta quarta-feira, pelas 14h, na Direcção-Geral do Património Cultural, no Palácio da Ajuda. Uma hora depois, pelas 15h, realiza-se na Casa do Alentejo, em Lisboa, uma cerimónia para tornar pública a oficialização de tal acto.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar