Carne, peixe e leite — assim comiam as mulheres e crianças na época romana em Lisboa

Na época romana, onde hoje é Lisboa, o desmame era feito até aos dois anos e a dieta das pessoas seria variada – estes são resultados de um estudo a ossos de indivíduos encontrados em escavações.

Foto
Sepultura de um indivíduo adulto numa escavação na Rua de Santa Marta. Amostras deste esqueleto devem ser usadas em futuros trabalhos Atalaia Plural
Ouça este artigo
00:00
09:52

Pequenos fragmentos de ossos de outros tempos podem abrir grandes portas para o passado – incluindo para refeições. Foi isso que aconteceu com ossinhos de indivíduos da época romana encontrados em escavações em Lisboa. Através da sua análise, conseguiu saber-se o que comeram crianças e algumas mulheres e homens na época romana no actual território lisboeta. A dieta seria diversa e incluía carne de porco e de frango, peixe, ou leite e ovos. Mais: desvendou-se que o desmame era feito antes dos dois anos, o que é mais cedo do que aconteceu em períodos posteriores. Os resultados deste trabalho foram apresentados pela bioarqueóloga Alice Toso, na última sexta-feira, no 1.º Congresso Internacional Olisipo Entre Mares, em Lisboa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários