Gripe e infecções pelo vírus sincicial respiratório com tendência crescente

Desde Outubro foram reportados 26 internamentos por vírus sincicial respiratório pelos hospitais que integram rede de vigilância sentinela, dos quais cerca de 43% tinham menos de três meses de idade.

Foto
Mantém-se a tendência crescente nos internamentos por infecção por RSV em crianças menores de 24 meses Miguel Manso

Os hospitais notificaram 13.706 casos de infecção respiratória e 502 casos de gripe desde 2 de Outubro, revelam dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa), que apontam uma tendência crescente de gripe e infecções pelo vírus sincicial respiratório.

"Mantém-se a tendência crescente no número de internamentos por infecção por RSV [vírus sincicial respiratório] em crianças menores de 24 meses na rede de vigilância sentinela", refere o Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe e outros Vírus Respiratórios do Insa.

Desde a semana 40/2023 (2 de Outubro), início da época 2023/2024, foram reportados 26 casos de internamento por vírus sincicial respiratório pelos hospitais que integram a rede de vigilância sentinela, dos quais cerca de 43% tinham menos de três meses de idade, 43% ocorreram em bebés pré-termo ou com baixo peso ao nascer e 8% tiveram necessidade de ventilação ou foram internados em Unidade de Cuidados Intensivos.

Desde 2 de Outubro, foram também detectados 11 casos de co-infecção pelo vírus da gripe e pelo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a covid-19, e identificados outros agentes respiratórios em 2222 casos.

Na semana de 13 a 19 de Novembro, foram identificados 147 casos positivos para o vírus da gripe, dos quais 143 do tipo A e quatro do tipo B. Em 41 dos casos foi identificado o subtipo A(H1)pdm09 e em dois casos o subtipo A(H3).

Foram identificados neste período outros agentes respiratórios em 594 casos, sendo os vírus do grupo dos picornavírus e o vírus sincicial respiratório os mais frequentemente detectados, segundo o Insa.

Nesta semana, foram reportados três casos de gripe pelas 13 Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) que enviaram informação, tendo sido identificado o vírus influenza A não subtipado em dois casos.

"Verificou-se que dois doentes tinham 65 ou mais anos e um entre 45 e 54. Todos os doentes apresentavam doença crónica, com recomendação para vacinação contra a gripe sazonal, estando um vacinado", refere o boletim.

Desde o início da época, foram reportados seis casos de gripe pelas UCI que colaboram na vigilância, tendo sido identificado o vírus influenza A em cinco casos.

De acordo com os dados, três doentes tinham entre 55 e 64 anos, dois tinham 65 ou mais e um entre 45 e 54 anos. Do total de casos, cinco têm doença crónica subjacente, com recomendação para vacinação contra a gripe sazonal, dois dos quais estavam vacinados.

Foram também reportados quatro casos de gripe pelas três enfermarias (duas pediátricas e uma de adultos) que enviaram informação, tendo sido identificado o vírus influenza A não subtipado em três casos e o subtipo A(H3) num outro caso.

Dois doentes tinham menos de um ano, um tinha entre 3 e 5 anos e outro entre 35 e 44 anos. Do total de casos desta semana, um doente apresentava doença crónica com recomendação para vacinação contra a gripe sazonal e estava vacinado.

Sugerir correcção
Comentar