Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
A OMS solicitou esta semana informações pormenorizadas sobre o recente aumento de casos de doenças respiratórias entre as crianças e emitiu recomendações preventivas para o país asiático.
Na faixa etária acima dos 80 anos, a cobertura vacinal contra a gripe é superior a 66% e contra a covid-19 ultrapassa os 55%.
Um terço dos portugueses com 60 anos ou mais foram vacinados contra a gripe. Maior cobertura regista-se em Lisboa e Norte. Das pessoas recomendadas a tomar também a vacina contra a covid, 83% aceitou.
Esta sexta-feira começa a campanha de vacinação da gripe e covid-19.
Neste P24, conversamos com André Peralta Santos. O responsável interino pela Direcção-Geral da Saúde desvaloriza atrasos e diz que há vacinas para todos os elegíveis.
Especialistas querem maximizar a adesão à vacinação. Disponibilizar vacinação aos profissionais de saúde em todos os locais de trabalho, cinco dias por semana é outra das recomendações.
Este ano, pela primeira vez, também vai ser possível administrar a vacina contra a covid-19 nas farmácias comunitárias que tenham serviço de administração de vacinas.
Não é por desconhecer a recomendação que não se vacinam, mas por desconfiarem da vacina e não se considerarem vulneráveis a contrair gripe.
A ideia é harmonizar vacina contra a gripe com a vacina contra a covid-19, recomendada a partir dos 60.