Bebé britânico morre depois de o tribunal ordenar a retirada do suporte de vida

Indi tinha células que não produziam energia suficiente. Família era contra fim de tratamentos. Tribunal deu razão a hospital. Morreu com oito meses, após retirada do suporte de vida

Foto
Indi Gregory tinha uma doença que impedia as mitocôndrias nas suas células de produzir energia Christian Concern

Indi Gregory, uma menina britânica de oito meses gravemente doente a quem foi retirado o aparelho de suporte vital no fim-de-semana após uma batalha legal, morreu durante a noite, disse a família esta segunda-feira. A menina morreu à 1h45 (hora de Lisboa), disse Dean Gregory, o pai, num comunicado divulgado pela instituição de caridade Christian Concern.

Os pais de Indi perderam uma luta legal no mês passado para mantê-la ligada aos aparelhos de suporte vital e transferi-la para um hospital infantil do Vaticano, em Roma. Indi Gregory sofria de uma doença mitocondrial rara, incurável e degenerativa que fazia com que suas células não produzissem energia suficiente.

Os médicos no Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS) que a acompanhavam disseram que ela sofria de dor e angústia significativas e que não tinha sentido continuar o tratamento. Os tribunais ingleses concordaram, com uma decisão final na sexta-feira sobre como o tratamento deveria ser removido. O bebé foi então transferido de um hospital em Nottingham, no centro da Inglaterra, para um centro de cuidados paliativos no sábado, onde foi retirado o aparelho de suporte vital.

Em comunicado, o pai da menina disse que ele e a mãe, Claire, estavam “zangados, com o coração partido e envergonhados”. “O NHS e os tribunais não só lhe tiraram a oportunidade de viver uma vida mais longa, mas também tiraram a dignidade de a Indi falecer na casa da família a que ela pertencia”, disse ele, acrescentando que ela seria sempre recordada: “Eu sabia que ela era especial desde o dia em que nasceu.”

“Eles conseguiram tirar o corpo e a dignidade da Indi, mas nunca poderão tirar-lhe a alma. Eles tentaram livrar-se da Indi sem que ninguém soubesse, mas nós certificámo-nos de que ela seria recordada para sempre”, disse ainda o pai, de acordo com o The Guardian.

Na semana passada, o Governo italiano concedeu à menina (nascida a 24 de Fevereiro) a cidadania italiana, numa medida infrutífera que visava impedir que ela fosse retirada do aparelho de suporte vital e permitir-lhe mudar-se para Itália. “Fizemos tudo o que podíamos, tudo o que era possível. Infelizmente, não foi suficiente”, disse a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, na plataforma de mensagens X, anteriormente conhecida como Twitter.

O Papa Francisco referiu-se ao caso no sábado, dizendo, num comunicado, que estava a rezar pela menina, pela sua família e por todas as crianças que sofrem com a guerra e as doenças.

Sugerir correcção
Comentar