Taxar o congestionamento? “É preciso combinar estratégias de atracção com as de dissuasão”

O professor de urbanismo na Universidade de Aveiro Frederico Moura e Sá vê na aplicação de taxas de congestionamento parte da solução para combater um problema que se agrava nas áreas metropolitanas.

Foto
O urbanista Frederico Moura e Sá diz que é preciso aliviar os territórios saturados pelo carro. DR
Ouça este artigo
00:00
04:04

As taxas de congestionamento já são aplicadas em cidades europeias com sucesso. Poderiam ser uma solução para aliviar as cidades portuguesas?
Quando o problema é estrutural, a política pública tem de actuar combinando estratégias de atracção com as de dissuasão. Se não o fizermos, noutros sectores como na mobilidade, fica condenada a fracassos. Dentro das medidas de atracção, a melhoria do sistema de transporte público parece-me a mais importante. Dentro da dissuasão, há duas estratégias muito eficazes, que são a taxa sobre o congestionamento e a tarifação do estacionamento. Estou convencido que, utilizando só a dissuasão, não teremos a capacidade de mobilizar uma agenda de mudança.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários