Museu da bienal de cerâmica de Aveiro já tem projecto e está prestes a ser lançado a concurso

Espólio arrecadado ao longo de 30 anos irá, finalmente, ter a dignidade que merece. São 290 peças que passarão a estar expostas, ou em reserva, no espaço projectado por João Mendes Ribeiro.

Foto
Vista área da implantação do futuro museu da bienal no centro da cidade COMBO Architects Studio
Ouça este artigo
00:00
02:46

Nas primeiras semanas de 2024, o município de Aveiro deverá estar já a lançar o concurso para a obra do futuro museu da bienal de cerâmica artística. Ficará instalado no edifício da antiga biblioteca municipal, que será devidamente reabilitado e adaptado à nova funcionalidade. O projecto de arquitectura, da autoria de João Mendes Ribeiro, foi dado a conhecer esta tarde, no âmbito da inauguração da XVI Bienal de Cerâmica Artística de Aveiro, apostando na preservação do edificado mais antigo. Será a morada das 290 peças que fazem parte do espólio reunido ao longo das 15 edições da bienal e que estava “descuidado”, reconheceu Ribau Esteves, presidente da autarquia.

As imagens 3D revelam um edifício que combina a edificação antiga, virada para a Rua José Estêvão, e que vai ser reabilitada, e uma peça nova, virada para a “praceta das camélias” e para a Avenida Lourenço Peixinho. “Aquela caixa de foyer que lá está actualmente [acrescentada na década de 1990, aquando da adaptação do antigo magistério primário a biblioteca] é muito má como peça de arquitectura. Portanto, a única solução boa que temos para ela é demoli-la”, sustentou o autarca, assegurando que será substituída por uma “peça moderna e que vai, ela própria, ser uma obra de cerâmica artística no seu revestimento”.

Muito embora ainda não tenha o processo totalmente encerrado, o município de Aveiro estima que a obra possa vir a custar cerca de 2,7 milhões de euros. O prazo de execução, perspectiva Ribau Esteves, “não deverá ser superior a 18 meses”, o que permitiria ter o museu pronto aquando da bienal de 2025. “Acredito que sim, tanto mais porque o projecto de arquitectura também integra a dimensão expositiva, portanto não ficaremos à espera de um segundo projecto para montar a exposição”, acrescentou.

O futuro museu, que tem projecto de João Mendes Ribeiro, será composto por duas peças: a antiga biblioteca municipal e um novo corpo COMBO Architects Studio
O futuro museu, que tem projecto de João Mendes Ribeiro, será composto por duas peças: a antiga biblioteca municipal e um novo corpo COMBO Architects Studio
Fotogaleria
O futuro museu, que tem projecto de João Mendes Ribeiro, será composto por duas peças: a antiga biblioteca municipal e um novo corpo COMBO Architects Studio

Ainda que considere ser “um enorme desafio reabilitar um edifício neoclássico do século XIX”, o arquitecto João Mendes Ribeiro acredita que o edificado original oferece condições ímpares para expor peças de cerâmica. “Estamos a falar num pé direito de 5,5 metros”, destacou, durante a cerimónia de abertura da bienal. Além de salas de exposição, o futuro equipamento contará com uma recepção/loja e uma olaria.

A XVI Bienal de Cerâmica Artística de Aveiro encerra a 28 de Janeiro, entrando já na programação de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024 – é o primeiro evento a exibir essa marca, atribuída às cidades que ficaram para trás na corrida ao título de Capital Europeia da Cultura de 2027. A exposição principal está patente no Museu de Aveiro/Santa Joana, mas as exibições e instalações da bienal estendem-se a outros espaços, nomeadamente aos museus da Cidade e Arte Nova, à Galeria Morgados da Pedricosa, à Galeria da Antiga Capitania, aos Claustros da Misericórdia, ao Atlas Aveiro, à estação ferroviária e à Reitoria da Universidade de Aveiro.

Sugerir correcção
Comentar