Chimpanzés selvagens passam pela menopausa tal como os humanos

A grande maioria dos mamíferos continua fértil até ao fim da sua vida, mas um estudo recente apresenta provas demográficas e hormonais da menopausa em chimpanzés selvagens.

Foto
Um chimpanzé selvagem fêmea em fase pós-reprodutiva e o seu filho adulto da comunidade Ngogo no Parque Nacional de Kibale, no Uganda Kevin Langergraber/Universidade Estadual do Arizona
Ouça este artigo
00:00
07:56

Já ouviu certamente falar da menopausa, um processo caracterizado por um declínio natural das hormonas reprodutivas das mulheres e pela cessação permanente da função ovárica associada à idade. E pudesse-se pensar que tal fenómeno só acontece nos seres humanos, um novo estudo mostra que os chimpanzés selvagens fêmeas de uma comunidade do Uganda também mostram sinais da menopausa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar