Ferro Rodrigues: “Enquanto tivermos estas taxas de abstenção, a democracia estará completamente coxa”

Ferro Rodrigues alerta para o risco para a democracia que vem dos autoritarismos e para a necessidade de os partidos fazerem “uma recomposição ideológica”. E fala, pela primeira vez, do caso Casa Pia.

Foto
Eduardo Ferro Rodrigues Daniel Rocha
Ouça este artigo
00:00
11:58

O ex-presidente da Assembleia da República Eduardo Ferro Rodrigues apresenta na segunda-feira, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o livro Assim Vejo a Minha Vida – Memórias. Uma obra em que reflecte sobre o seu percurso político desde que fundou o MES, a posterior aproximação ao PS, em 1983, como candidato independente, a militância a partir de 1988, os seus mandatos como ministro de António Guterres, a sua liderança do partido (2002-2004), o regresso em 2014 à política activa e os mandatos como presidente do Parlamento. Mas também reflecte sobre as encruzilhadas da democracia, o risco dos populismos, a necessidade de combater a abstenção e de reformar o sistema eleitoral, assim como a urgência de os partidos recuperarem as ideologias.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 29 comentários