O que são os espirros reversos nos cães?

São causados por uma irritação da garganta que resulta num espasmo e as causas podem ser variadas, desde excitação, comer, beber, actividade física ou inalação de poeiras.

Foto
Os espirros reversos são espasmos ou um reflexo de aspiração Unsplash
Ouça este artigo
00:00
01:51

Os espirros reversos são apenas espasmos ou um reflexo de aspiração. Consistem numa inalação curta e rápida, semelhante a um espirro, e são caracterizados por um som alto e dificuldade respiratória. Para tentar facilitar a respiração, o cão fica com o pescoço estendido e as patas abertas.

Este espasmo pode aparecer em qualquer altura e em qualquer idade do cão. Existem algumas causas patológicas que podem estar na origem deste reflexo, mas a maioria acontece em animais saudáveis. Na verdade, os espirros reversos também acontecem com os gatos, mas, neste caso, são raros e é mais provável que estes estejam a sofrer de asma felina.

Estes espirros são causados por uma irritação da garganta que resulta num espasmo e as causas podem ser variadas, desde excitação, comer, beber, actividade física ou inalação de poeiras. Os cães de focinho curto, como os pugs e o buldogue francês, também podem sofrer deste problema causado pela conformação da garganta.

@mark.portrey Let’s talk reverse sneezing, very common but can be very scary if you have never witnessed it! How to stop it, gently massage the throat and cover one nostril releasing it and covering until it stops. Do not panic!! (Sound on) #dogtrainer #dogtraining #frenchie #doggo #norfolk ? original sound - Mark Portrey

A boa notícia é que não têm consequências para a saúde do animal e também não precisam de tratamento, uma vez que se resolvem sozinhos. Convém, no entanto, confirmar que se trata mesmo de um espirro reverso e não de outras doenças semelhantes, como o colapso da traqueia ou outras patologias que o médico veterinário saberá identificar e excluir.

A consulta também permite ao veterinário avaliar factores que possam causar a irritação na origem do espirro reverso, como é o caso das alergias ou de ácaros.

Apesar de inofensivos, os espirros reversos não são agradáveis nem para o animal nem para o tutor. O espasmo pode ser interrompido ao massajar o pescoço ou fazer o cão engolir. Isto significa que dar uma guloseima ou algo para o cão cheirar, o que geralmente é seguido de uma deglutição, é uma forma rápida de interromper o espirro reverso.

Sabe mais sobre o tema no site O Meu Animal.

Sugerir correcção
Comentar