Um abraço intergaláctico

O reino da terra e o reino do espaço abraçaram-se, conta-nos uma estrela.

ilustracao,criancas,ovar,miudos,teatro,livros,
Fotogaleria
“Depois, depois, depois... desenhei, desenhei, desenhei... Um sol! E, sem demora, uma montanha, com um mergulho lá dentro” Carlo Giovani
ilustracao,criancas,ovar,miudos,teatro,livros,
Fotogaleria
“Como não existe definição exacta entre o reino da terra e o reino do espaço, juntámos as nossas partículas e demos um abraço. Uau!” Carlo Giovani
ilustracao,criancas,ovar,miudos,teatro,livros,
Fotogaleria
“Isto é tudo inventado, o espaço é enorme e ninguém está sozinho neste planeta rochoso” Carlo Giovani
Book cover mockup psd, editable design
Fotogaleria
Capa do livro Isto É tudo Inventado, edição da Imaginar do Gigante Carlo Giovani
Ouça este artigo
00:00
04:23

Um livro bilingue (português e espanhol) que nasceu com um espectáculo de dança e de teatro da companhia Imaginar do Gigante, que também o edita.

Pela voz de uma estrela, viaja-se pelo espaço, conhecem-se galáxias e sentem-se os movimentos de rotação da terra. Com a certeza de que “ninguém está sozinho neste planeta rochoso”. E conta-se como se deu o abraço primordial: “Quando caminhava pela estrada do reino, encontrei junto à margem um viajante intergaláctico. Olhei para ele e ele olhou para mim. No início só nos comunicámos por dimensões astronómicas. Como não existe definição exacta entre o reino da terra e o reino do espaço, juntámos as nossas partículas e demos um abraço. Uau!”

Palavras de Pedro Saraiva que foram ilustradas por Carlo Giovani, um dos seleccionados da 4.ª Bienal de Ilustração de Guimarães, a que o PÚBLICO hoje se associa, numa edição completamente ilustrada.

Diz-nos o artista plástico: “O texto do Isto é Tudo Inventado é aberto a muitas interpretações que giram em torno da vida, do universo, da natureza e origem das coisas, das estrelas. É possível fazermos relações e criar metáforas através de muitos elementos visuais, e este foi o caminho que segui ao longo das ilustrações do livro.” E acrescenta: “Gosto muito deste tipo de texto. Permite sempre explorar estes diversos elementos, metáforas e relações interessantes entre as imagens e o texto enquanto tento ler e interpretar as suas entrelinhas.”

Carlo Giovani também participou “na construção da cenografia, dos adereços e de um filme de animação realizado em stop motion, que faz parte do espectáculo”, diz Pedro Saraiva, que informa ainda: “O livro foi lançado no Centro Cultural Português de São Tomé e Príncipe, juntamente com a exposição das ilustrações e com o espectáculo.”

Está agendada uma apresentação em Cuba, em Maio de 2024, no encontro internacional da Assitej — International Association of Theatre for Children and Young People, de que a Imaginar do Gigante faz parte. Também está previsto levarem o projecto à Guiné-Bissau, em parceria com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, no âmbito das comemorações da independência da Guiné-Bissau e do nascimento de Amílcar Cabral.

“Como sabemos, foi a partir da Guiné-Bissau que se desferiram os golpes fatais na ditadura colonial. É neste impulso que Portugal, com o movimento das forças armadas, se reorganiza e liberta Portugal de anos de ditadura”, recorda o autor do texto.

O primeiro encontro dos Gigantes Invisíveis na Guiné-Bissau, organizado por esta companhia de Esmoriz (Ovar) ocorreu em Setembro de 2017, conta Pedro Saraiva: “Abrimos o certame no Centro Cultural Português de Bissau, percorremos escolas e realizámos um encontro e oficinas com professores do ensino básico. A primeira edição foi um sucesso.”

Em Ovar, o encontro Gigantes Invisíveis já acolheu autores e artistas quer da Guiné-Bissau quer de São Tomé e Príncipe. “Vamos manter estas parcerias no acolhimento de novos textos e novos autores, o que poderá passar não apenas pela edição literária, como poderá ser uma edição de ilustração ou de artes visuais e plásticas. Acima de tudo, projectos que possam ser inovadores, dos conteúdos mais tradicionais aos mais tecnológicos”, diz o também director artístico. E conclui, feliz: “Isto É tudo Inventado fará parte deste caminho maravilhoso.”

Foto
“Fechei os olhos... Os beijos iluminaram as estrelas e o céu cobriu-se de flores interestelares” Carlo Giovani

Esculturas em papel, guache e interferências digitais

Carlo Giovani diz inspirar-se muito no cinema quando ilustra, o que também se verificou neste trabalho: “Estas referências aparecem sempre de forma muito subtil ou pontual, nunca são óbvias, mas estão lá e o meu ver dão às imagens uma espécie de pano de fundo, uma base mais sólida, principalmente quando percebidas pelos leitores. Para o Isto É tudo Inventado, usei muitas referências de imagens e fotografias científicas, documentários de natureza e coisas do género.”

Sobre a técnica usada, descreve ao PÚBLICO: “Este livro teve dois processos e técnicas de ilustrações diferentes. Todas as ilustrações foram feitas com colagem, esculturas em papel e tinta guache. Cada cena foi composta com camadas de papel coladas sobrepostas umas às outras, resultando, em alguns casos, em volumes mais marcantes consoante a distância e número de camadas usadas. Depois, fotografei as ilustrações e fiz algumas interferências digitais, trazendo elementos mais pontuais e algumas texturas, mas sempre de forma muito suave e subtil, procurando manter a característica manual das ilustrações.”

Um resultado encantador. E isto não é inventado.

Mais artigos Letra Pequena e blogue Letra Pequena

Sugerir correcção
Comentar