Charles Feeney (1931-2023): o multimilionário que doou quase toda a sua fortuna

Empresário norte-americano foi um dos fundadores da maior cadeia de lojas duty-free e doou os milhares de milhões de dólares de lucros que obteve, quase sempre de forma anónima. Morreu com 92 anos.

Foto
Charles “Chuck” Feeney era tido como um exemplo entre os filantropos The Atlantic Philantrhopies
Ouça este artigo
00:00
05:05

Não se pode dizer que Charles Feeney não tenha gozado os milhares de milhões de dólares que os seus vários investimentos geraram ao longo da sua vida. Partilhou o meio de luxo dos multimilionários, comprou casas e refúgios em Nova Iorque, Londres, Paris, Honolulu ou Riviera Francesa, divertiu-se em iates e eventos exclusivos. Mas, depois de ter feito 50 anos, o empresário nascido de uma família trabalhadora de origens irlandesas, em Nova Jérsia, Estados Unidos da América, mudou a sua vida. Prometeu doar praticamente toda a sua fortuna e cumpriu-o, muito antes de morrer, no passado dia 9 de Outubro, aos 92 anos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 12 comentários