Salas de cinema mantêm tendência de aumento de receitas e espectadores face a 2022
Barbie, Velocidade Furiosa X e Oppenheimer continuam a liderar as escolhas dos espectadores portugueses.
Os cinemas portugueses acolheram, em Setembro, 944 mil espectadores, o que representa um aumento superior a 44% face a Setembro de 2022, com a Cinemundo a manter-se na liderança da distribuição cinematográfica, pelo segundo mês consecutivo.
De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), em Setembro as salas de cinema somaram 944.267 espectadores e 5,6 milhões de euros de receita de bilheteira, valores que se traduzem num crescimento de 44,3% e 51,0%, respectivamente, face a igual período do ano passado.
Comparando com os restantes meses de 2023, Setembro desce, porém, a "meio da tabela" do ano, tanto em número de espectadores como em receita de bilheteira, depois dos números verificados em Julho, com 1,7 milhões de entradas e 10,5 milhões de euros de receita, e em Agosto, com 1,4 milhões de bilhetes vendidos e receitas de 8,9 milhões de euros.
Setembro fica igualmente atrás dos meses de Abril, com 998 mil espectadores, e Junho, com 982 mil entradas, para receitas na casa dos 5,7 milhões de euros, em cada um destes dois meses.
No total deste ano, entre Janeiro e Setembro, as salas de cinema totalizaram 57,2 milhões de euros de receita, ou seja, mais 18,6 milhões de euros do que no período homólogo de 2022, numa variação positiva de 48,3%. Em termos de assistência em sala, nos primeiros nove meses deste ano, os valores subiram 41,4%, passando de 6,7 milhões de espectadores para perto de 9,6 milhões.
Os números acumulados de Janeiro a Setembro deste ano, encontram-se, no entanto, ainda aquém dos primeiros nove meses de 2019, o ano anterior à pandemia, quando houve 11,5 milhões de espectadores de cinema, para uma receita de 61,3 milhões de euros.
No passado mês de Setembro, Barbie, de Greta Gerwig, manteve-se como o filme mais visto, acumulando 888.122 espectadores, à frente de Velocidade Furiosa X, de Louis Leterrier, o segundo mais visto, com 690.302 espectadores, que liderava a lista, em Julho.
Os três filmes mais vistos este ano nas salas portuguesas, até ao último dia de Setembro, foram Barbie, Velocidade Furiosa X e Oppenheimer, de Christopher Nolan (540.153 espectadores), todos distribuídos pela empresa Cinemundo, o que a coloca na liderança do mercado português da distribuição cinematográfica em receitas e audiência, desde Agosto, destronando a NOS Lusomundo Audiovisuais, líder histórico do mercado.
Tendo em conta os valores divulgados pelo ICA, em Setembro, a Cinemundo, que distribui os catálogos da Warner Bros e da Universal Pictures, detinha 44,3% do mercado da distribuição em termos de receita bruta (25,2 milhões de euros) e a NOS Lusomundo Audiovisuais 38,9% (22,18 milhões).
Em conjunto, estas duas distribuidoras detêm uma quota de mercado superior a 83%, em termos de receitas e número de espectadores.
Em Setembro, o filme português mais visto nos cinemas foi Pôr do sol: O mistério do colar de São Cajó, de Manuel Pureza, à semelhança de Agosto, acumulando agora 116.417 espectadores e cerca de 686 mil euros de receita.