Oppenheimer já é o biopic mais rentável de sempre

A mais recente longa-metragem de Christopher Nolan, acerca do pai da bomba atómica, ultrapassou os 853 milhões de euros em receitas de bilheteira, destronando Bohemian Rhapsody.

Foto
Oppenheimer, de Christopher Nolan, continua atrás de Barbie e de Velocidade Furiosa no ranking do ano DR
Ouça este artigo
00:00
02:06

Oppenheimer, o filme de Christopher Nolan que retrata a vida de J. Robert Oppenheimer, director do projecto Manhattan que desenvolveu as primeiras armas nucleares, é já o biopic com mais retorno de bilheteira da história, de acordo com o site Box Office Mojo, citado pelo jornal The Guardian.

Desde o dia de estreia (19 de Julho nos Estados Unidos da América, 20 de Julho em Portugal), o filme, cujo elenco inclui intérpretes como Cillian Murphy, Robert Downey Jr. e Florence Pugh, já acumulou cerca de 853 milhões de euros em receitas de bilheteira a nível global.

Em Portugal, e segundo dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual, Oppenheimer soma mais de oito mil sessões e cerca de 522 mil espectadores, números a que corresponde uma receita de bilheteira de mais de três milhões de euros. O filme distribuído pela Cinemundo é o terceiro mais visto do ano, atrás de Barbie e de Velocidade Furiosa X.

Bohemian Rhapsody, filme de Bryan Singer sobre a vida do vocalista dos Queen, Freddie Mercury, estreado em 2018, detinha até aqui o recorde do biopic mais rentável de sempre, tendo acumulado cerca de 850 milhões em receitas de bilheteira. O realizador, que já então tinha sido acusado de abusos sexuais e voltou a sê-lo mais recentemente, foi despedido no decurso da rodagem, embora o seu nome se tenha mantido nos créditos.

O filme de Synger foi bem recebido pela crítica e galardoado com quatro Óscares, incluindo o de Melhor Actor Principal para Rami Malek (que também aparece em Oppenheimer), dois BAFTA e dois Globos de Ouro.

Oppenheimer beneficiou do seu lançamento simultâneo com Barbie, de Greta Gerwig. Em vez de dividir espectadores, o fenómeno Barbenheimer criou um efeito cumulativo (o ritual de assistir aos dois filmes numa mesma ida ao cinema) que terá salvado as receitas de bilheteira, num ano difícil para a indústria cinematográfica.

O lado cor-de-rosa do movimento Barbenheimer mantém-se à frente da corrida, com uns impressionantes 1,326 mil milhões de euros em receitas de bilheteira. Greta Gerwig, que assina o filme da boneca intemporal, tornou-se a realizadora com os melhores resultados de sempre no fim-de-semana de estreia.

Texto editado por Inês Nadais

Sugerir correcção
Ler 1 comentários