Há duas obras de Paula Rego na milionária colecção de arte de Abramovich

Divulgação de documentos revela colecção de arte avaliada em 1,1 mil milhões de euros do oligarca russo naturalizado português e da sua ex-companheira Darya Jukova.

abramovich,investigacao-publico,nacionalidade,paula-rego,culturaipsilon,pintura,
Fotogaleria
Mulher-cão (1994), de Paula Rego, na colecção privada de arte moderna e contemporânea do oligarca russo Roman Abramovich e da sua ex-mulher Darya Jukova dr
abramovich,investigacao-publico,nacionalidade,paula-rego,culturaipsilon,pintura,
Fotogaleria
A Filha do Polícia (1987), de Paula Rego dr
Ouça este artigo
00:00
05:37

A Filha do Polícia (1987) e Mulher-cão (1994) são duas emblemáticas obras da pintora portuguesa Paula Rego que integram uma das mais recentes e importantes colecções privadas de arte moderna e contemporânea, na posse do oligarca russo Roman Abramovich e da sua ex-mulher Darya Jukova. Uma colecção de 367 peças, avaliada em 963 milhões de dólares (cerca de 904 milhões de euros) e que inclui obras de Monet, Matisse, Picasso, Lucian Freud, Francis Bacon, Natalia Goncharova, Véra Rockline, Magritte, Frank Auerbach ou David Hockney. A revelação foi feita esta sexta-feira pelo jornal britânico The Guardian, após analisar documentos provenientes dos “ficheiros dos oligarcas”, como ficou conhecida uma fuga de informação da empresa prestadora de serviços financeiros MeritServus, sediada em Chipre.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários