Jean-Marie Straub e Danièle Huillet. A altura justa entre a terra e o céu

Uma exposição e um ciclo em Serralves oferecem uma visão conjunta da obra de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet – um “cineasta de duas cabeças”.

Foto
Danièle Huillet e Jean-Marie Straub em 1975
Ouça este artigo
00:00
06:45

Já houve outras retrospectivas da obra de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet em Portugal, nomeadamente na Cinemateca, e a que aconteceu em 1998, com presença dos dois autores franceses, para animadas e às vezes muito tensas conversas com os espectadores depois da projecção dos filmes, pode ser mesmo um acontecimento nevrálgico na “vida cinéfila” daqueles que tiveram a sorte de a acompanhar. Mas este regresso integral da obra de Straub e Huillet a Portugal, concretamente ao Porto e a Serralves, tem um peso muito específico: é a primeira retrospectiva, a primeira visão de conjunto sobre esta obra, desde que ela se fechou definitivamente com a morte de Jean-Marie Straub (1933-2022) em Novembro do ano passado, 16 anos depois da morte de Danièle Huillet (1936-2006).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar