Prémios para os alunos, recados para os “esquecidos”: é preciso proteger o mirandês

Mirandês tornou-se língua oficial portuguesa há 25 anos e continua ameaçada. Carta Europeia das Línguas Regionais e Minoritárias do Conselho da Europa assinada há quase dois anos está por ratificar.

Foto
Vista geral de Miranda Teresa Pacheco Miranda
Ouça este artigo
00:00
04:48

Há muitas diferenças entre a língua “fidalga”, o português, e a “língua das aldeias e dos homens do campo”, o mirandês. Desde há 25 anos que o mirandês é reconhecido como segunda língua oficial em Portugal, mas mesmo que se escreva de maneira diferente, dois anos é muito tempo em qualquer língua. É por isso que o presidente da Associação da Língua e Cultura Mirandesa (ALCM), Alfredo Cameirão, não percebe porque é que a Assembleia da República está a demorar todo esse tempo a ratificar a Carta Europeia das Línguas Regionais e Minoritárias do Conselho da Europa, que o Ministério da Cultura anunciou ter assinado a 7 de Setembro de 2021.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários