Nova petição pede que estátua de Camilo no Porto fique onde está

Rui Moreira concordou com 37 “ilustres cidadãos” que pediram a remoção da estátua do Largo Amor de Perdição, no Porto, mas a decisão gerou controvérsia. Nova petição recusa “apagar a história”.

Foto
Estátua de Camilo Castelo Branco foi inaugurada em 2012, ainda durante o mandato de Rui Rio na Câmara do Porto Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
02:28

Remover ou não remover? A escultura de Camilo Castelo Branco junto à Cadeia da Relação, no Porto, está a dividir opiniões. Depois de divulgada a petição em que 37 signatários apelaram ao executivo de Rui Moreira para que removesse a obra da autoria de Francisco Simões, alegando questões de gosto estético e de moral, foi escrita uma nova carta, desta vez com a exigência de que a estátua permaneça no mesmo local, já assinada por milhares de pessoas.

A petição publicada esta quinta-feira, com o título "Pela não remoção da estátua de Camilo" e sem autor identificado, contesta os argumentos das "pessoas importantes" — vários artistas, curadores, advogados e políticos — que pediram à Câmara do Porto o "favor higiénico de mandar desentulhar aquele belo largo [Largo Amor de Perdição] de tão lamentável peça".

"Há 11 anos que existe uma estátua de Camilo Castelo Branco, vestido, abraçado, nada pornograficamente, a uma jovem rapariga nua. (...) Ao fim destes 11 anos, a estátua vai ter de ser removida, face a uma petição nesse sentido assinada por 37 pessoas importantes", lê-se na carta, que num dia reuniu 6031 assinaturas. O texto refere ainda a ideia de que a escultura representa, alegadamente, o amor entre Ana Plácido e Camilo, que estiveram um ano detidos na Cadeia da Relação, acusados do crime de adultério.

Em resposta à associação da estátua à história de amor entre os dois escritores, já descrita na petição anterior, pela remoção da obra, o escultor Francisco Simões explicou ao PÚBLICO que "aquela mulher é simbólica — representa a mulher na obra do Camilo, no Amor de Perdição. Não é, nunca quis ser, um retrato de Ana Plácido".

Perante esse pedido de remoção, Rui Moreira tinha encaminhado esta terça-feira o assunto para o vereador do urbanismo da cidade, com a nota: "Não tendo havido qualquer deliberação municipal para erigir tão deselegante obra [na época era Rui Rio o presidente da autarquia], e concordando com o que tão ilustres cidadãos nos suscitam, solicito que se proceda à remoção daquele objecto."

A carta que exige agora à autarquia um recuo nessa decisão recusa "vontades de começar a remover ou esconder" esta e outras estátuas, dizendo que há factos com história que não podem, nem devem, ser apagados.

"Quem teve a ideia desta petição nada de importante é, foi, será, mas tem o direito cívico" de a escrever e assinar, indicam os mais de 6000 subscritores, fazendo notar a especial importância dada ao pedido de remoção feito por "tão ilustres cidadãos", como foram descritos pelo presidente da Câmara Municipal do Porto.

Texto actualizado com nova contabilidade de assinaturas

Sugerir correcção
Ler 50 comentários