Urso ferido pelos bombardeamentos da guerra encontra novo lar na Escócia

Yampil foi um dos poucos animais que sobreviveu aos bombardeamentos num zoo em Donetsk, na Ucrânia. Da Bélgica, onde está, vai, no início de 2024, para um zoo da Escócia.

Foto
Yampil, de 12 anos, vai viver para um zoo na Escócia Five Sisters Zoo
Ouça este artigo
00:00
01:59

Yampil, urso-negro-asiático que vivia num jardim zoológico em Donetsk, no Leste da Ucrânia, quando as tropas russas ocuparam o território, vai ser levado para um zoo em Edimburgo, na Escócia, no início de 2024.

De acordo com um centro de resgate animal ucraniano, os bombardeamentos da guerra provocaram traumas a Yampil, que também ficou gravemente ferido quando uma bomba explodiu perto do recinto onde vivia. O urso de 12 anos ficou no jardim zoológico abandonado de uma aldeia até Outubro do ano passado, momento em que as tropas ucranianas conseguiram libertar a localidade de Yampil e entrar no zoo para resgatar o animal. O mesmo não aconteceu às quase 200 outras espécies que já estavam mortas, escreve a CNN.

O urso, que recebeu o nome em homenagem ao local de onde foi resgatado, vive temporariamente num refúgio para animais selvagens na Bélgica e está a ser acompanhado por uma equipa de veterinários antes de ser levado para o jardim zoológico Five Sisters, na Escócia.

Em declarações à CNN, Romain Pizzi, responsável veterinário do zoo escocês, explica que os animais também podem sofrer traumas de guerra e que as consequências a longo prazo exigem cuidados especializados. Na Bélgica, Yampil vive mais tranquilo.

“Queremos ter certeza de que o santuário que vamos construir na Escócia vai responder às necessidades específicas dele, dependendo do trauma pelo qual passou e dos comportamentos inadequados que possa ter desenvolvido”, acrescenta.

No site, o zoo escocês revela que criar um novo recinto para “o urso gentil”, como descreve o veterinário, vai exigir um investimento de quase 233 mil euros e está a pedir donativos. O objectivo é proporcionar um espaço onde Yampil possa viver o resto da vida.

Segundo o Kyiv Independent, o Five Sisters já resgatou ursos, leões e outros animais usados, principalmente, em espectáculos de circo.

Sugerir correcção
Comentar