110 Histórias, 110 Objectos. O MeteoTécnico

No 106.º episódio, falamos sobre o MeteoTécnico. O podcast 110 Histórias, 110 Objectos, do Instituto Superior Técnico, é um dos parceiros da Rede PÚBLICO.

Foi no Técnico que nasceu o primeiro modelo montado em Portugal com a capacidade de fazer previsões meteorológicas diárias. O MeteoTécnico surgiu em 1999 a partir da vontade de dar resposta a preocupações ambientais, através da compreensão da atmosfera. Perante as perguntas ‘onde vão parar os poluentes que saem de uma chaminé de uma fábrica?’ ou ‘para onde vão os poluentes que saem da central de Carvão de Sines?’, surgiam também respostas a ‘Como saber que tempo vai fazer?’. “Era necessário ter a capacidade de fazer uma modelação adequada da atmosfera. Modelar a atmosfera é perceber quando chove, quando a temperatura varia, como é que as nuvens se comportam, que é no fundo usar o modelo de previsão meteorológica. E foi isso que o levou a querer montar um modelo de previsão meteorológica aqui no Técnico que pudesse dar resposta a estas preocupações em termos ambientais”, explica Tiago Domingos, professor de Ambiente e Energia no Instituto Superior Técnico e filho de José Delgado Domingos (1935-2014), professor catedrático do Técnico e criador do modelo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários