“Bebés da pandemia” mostram atrasos na linguagem: “Esta devia ser uma prioridade”

Crianças nascidas durante a covid-19 têm mais dificuldades em adquirir competências de linguagem – como a articulação de sons ou formação de palavras. Cientista portuguesa defende rastreio nacional.

Foto
Investigação portuguesa identificou atrasos no desenvolvimento da linguagem dos bebés nascidos durante a pandemia Westend61/Getty Images
Ouça este artigo
00:00
07:14

Os bebés que nasceram durante a pandemia mostram atrasos no desenvolvimento da linguagem face ao que acontecia com os bebés nascidos antes dos confinamentos e do isolamento social durante a disseminação da covid-19. O alerta é deixado por Sónia Frota, investigadora em linguística da Universidade de Lisboa, e que tem estudado a forma como a linguagem se desenvolve nas crianças desde o nascimento até à escola primária, por exemplo. Sónia Frota deixa ainda um recado: “Esta devia ser uma prioridade política.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 26 comentários