Alma Viva e Great Yarmouth: Provisional Figures candidatos a nomeações para os Goya

Primeira longa-metragem de Cristèle Alves Meira concorre à nomeação na categoria de Melhor Filme Ibero-Americano; a obra de Marco Martins é candidata à nomeação ao Goya de Melhor Filme Europeu.

,Great Yarmouth: números provisórios
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Beatriz Batarda em Great Yarmouth: Provisional Figures, de Marco Martins DR
,Longa metragem
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Alma Viva, de Cristèle Alves Meira DR

Os filmes Alma Viva e Great Yarmouth: Provisional Figures são os candidatos de Portugal a nomeações para os Goya, os prémios do cinema espanhol, revelou esta quinta-feira a Academia Portuguesa de Cinema.

Alma Viva, da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira, concorre a uma nomeação na categoria de Melhor Filme Ibero-Americano, ao passo que Great Yarmouth: Provisional Figures, de Marco Martins, é candidato a uma nomeação ao Goya de Melhor Filme Europeu.

Alma Viva, produzido pela Midas Filmes, "é um retrato das tradições transmontanas, influenciadas pelas raízes ibéricas que compõem [os portugueses] enquanto povo, movendo-se num equilíbrio fascinante entre realidade e superstição", justifica a academia.

Primeira longa-metragem de Cristèle Alves Meira, esta ficção aborda a emigração, o misticismo e a cultura transmontana, e foi integralmente rodada em Junqueira, concelho de Vimioso, onde a realizadora tem raízes maternas.

Sobre a longa-metragem de Marco Martins, a academia considera que "reflecte sobre importantes questões laborais da emigração portuguesa, no contexto de um Reino Unido na iminência do Brexit, através de uma linguagem crua e dilacerante".

Produzido pela Uma Pedra no Sapato, resulta de cinco anos de trabalho de campo de Marco Martins, com actores e não-actores, na comunidade de Great Yarmouth, uma cidade costeira de Inglaterra, para onde centenas de portugueses emigraram em busca de trabalho em fábricas de processamento alimentar.

Os Goya são uma iniciativa da Academia de Cinema de Espanha e a sua 38.ª edição está marcada para 10 de Fevereiro de 2024.

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