Sismos registados perto de Peniche e em Montemor-o-Novo

Em Montemor-o-Novo, foram sentidos dois sismos de magnitude 2,4 e 2,9 na escala de Richter, no espaço de poucos minutos. O presidente da Câmara diz que os abalos não provocaram danos nem feridos.

Foto
Sismos registados nas últimas 24 horas em Portugal. Dados do IPMA. IPMA

Um sismo com magnitude 3,0 na escala de Richter foi registado esta madrugada perto de Peniche, no distrito de Leiria, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, o abalo ocorreu às 1h44 e o epicentro localizou-se "cerca de 25 quilómetros a oeste de Peniche".

O instituto explica ainda que "não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido" pela população.

Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excepcionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

Horas antes, o IPMA anunciou que dois abalos, um primeiro com magnitude 2,4 na escala de Richter e um segundo com magnitude 2,9, foram registados às 22h16 e 22h24, respectivamente, de domingo, perto de Montemor-o-Novo, distrito de Évora.

O presidente da câmara municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, confirmou à imprensa que os serviços municipais e a Protecção Civil tinham verificado o estado dos edifícios municipais mais antigos e que, apesar do susto, não havia quaisquer danos a registar. "A população pode estar descansada", garantiu.

Sobre a possibilidade de haver danos em edifícios particulares, o autarca assegurou que ainda não tinha sido reportado nada do género aos serviços municipais.

Segundo o IPMA, os sismos foram sentidos com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na região de Montemor-o-Novo. A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respectiva descrição".

Com uma intensidade IV, considerada moderada, o abalo é "sentido dentro de casa" e "os objectos pendentes baloiçam", sentindo-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", descreve o IPMA na sua página da internet.

Sugerir correcção
Comentar