Táxis sem motorista autorizados em São Francisco

Subsidiárias da Google e da General Motors recebem luz verde para operar serviços de táxi sem motorista na cidade californiana.

Foto
Waymo e Cruise são as empresas que vão operar este tipo de táxis Reuters/Heather Somerville
Ouça este artigo
00:00
01:27

E que tal apanhar um táxi sem taxista? O sonho tecnológico está prestes a tornar-se realidade em São Francisco, estado norte-americano da Califórnia. A Comissão de Serviços Públicos da Califórnia autorizou, esta quinta-feira, a comercialização de serviços de táxi sem motorista.

A medida não é consensual. Os sindicatos dos taxistas dizem que o novo meio de transporte ameaça a existência da sua profissão, e argumentam que não oferece segurança para os passageiros. Apesar da oposição, no entanto, há luz verde para avançar. Waymo e Cruise, que pertencem à Alphabet (dona da Goolge) e à General Motors, respectivamente, são as empresas que poderão ter táxis sem motorista a circular por toda a cidade brevemente. Até agora, havia alguns serviços a operar de forma experimental e limitada.

Este tipo de tecnologia tem suscitado dúvidas quanto à segurança e à capacidade de lidar com situações não previstas pelo software. Há casos de veículos sem motorista que bloquearam no meio da estrada, sem motivo aparente, obrigando ao seu desbloqueio manual.

A decisão desta semana é tomada 14 anos após o desenvolvimento dos primeiros carros sem motorista por parte da Google. Mas também é anunciada no mesmo dia em que o regulador norte-americano de segurança rodoviária abriu uma investigação sobre um acidente causado por um veículo que alegadamente estaria em piloto automático, e que vitimou um ocupante de 57 anos em Warrenton, estado da Virgínia.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários