Cargueiro que transporta 3000 carros está a arder ao largo da costa neerlandesa e já fez um morto

O incêndio começou quando o navio seguia a 27 quilómetros da costa holandesa. O cargueiro Fremantle Highway transportava 3000 automóveis e ainda não se conhecem as causas para o fogo.

Foto
O fogo no Fremantle Highway começou na noite desta terça-feira. Reuters/COASTGUARD NETHERLANDS

Uma pessoa morreu e várias ficaram feridas no incêndio que deflagrou num navio cargueiro que transportava 3000 veículos ao largo da costa dos Países Baixos, esta terça-feira, afirmou a Guarda Costeira neerlandesa. Os 23 membros da tripulação foram retirados do navio. Alguns dos tripulantes foram transportados de helicóptero para instalações médicas em terra, devido à inalação de fumos, queimaduras e fracturas ósseas.

O fogo no Fremantle Highway, navio com 199 metros de comprimento, registado no Panamá, começou na noite de terça-feira, enquanto o cargueiro seguia viagem entre a Alemanha e o Egipto, a 27 quilómetros da ilha de Ameland. As chamas obrigaram vários membros da tripulação a saltar borda fora, para a água.

Segundo as autoridades, o Fremantle, que terá saído do Porto de Bremerhaven, na Alemanha, foi rebocado para fora de rotas de outros navios e está em risco de se afundar.

Vários barcos de resgate tentaram utilizar água para tentar apagar as chamas no navio. No entanto, explicou a guarda costeira neerlandesa, a utilização de água em excesso podia fazer com que o cargueiro afundasse. “O fogo ainda não está, definitivamente, controlado. É um fogo muito difícil de extinguir devido à carga que transporta”, afirmou Edwin Versteeg, porta-voz do Ministério das Infra-Estruturas e Gestão de Águas dos Países Baixos.

A causa do fogo ainda é desconhecida, escreveu a Guarda Costeira no site oficial. Um porta-voz confirmou à Reuters que o fogo terá começado perto de um dos 25 carros eléctricos que seguiam a bordo. Dos quase 3000 automóveis no navio, cerca de 350 eram da Mercedes-Benz, disse a empresa.

Edwin Granneman, porta-voz da Guarda Costeira, revelou que havia especialistas a tentar decidir o que fazer a seguir em relação ao barco em chamas.

O episódio é o mais recente caso de incêndio num navio de transporte de automóveis. Ainda este mês, dois bombeiros de Nova Jérsia morreram e cinco ficaram feridos ao combater um fogo num cargueiro que transportava centenas de veículos.

Em Fevereiro de 2022, ao largo da costa dos Açores, milhares de carros de luxo que seguiam a bordo de um navio também foram destruídos num incêndio.

Sugerir correcção
Ler 11 comentários