Metais que se reparam sozinhos? Não, não é só na ficção científica

Pela primeira vez, os cientistas viram fissuras num pedaço de metal a fundirem-se novamente, sem intervenção humana. Repararam-se sozinhas. O fenómeno pode ter aplicações desde aviões a pontes.

Foto
Técnica que permitiu a descoberta foi desenvolvida num microscópio electrónico pelos cientistas Khalid Hattar, Dan Bufford e Christopher Barr para estudar a fadiga dos metais à nanoescala Craig Fritz/Laboratórios Nacionais de Sandia

No filme Exterminador Implacável 2: O Dia do Julgamento, de 1991, um andróide malévolo que viaja no tempo e é capaz de mudar de forma, chamado T-1000, era feito de um metal líquido que demonstrava ter capacidades únicas. Atingido por explosões e munições, o metal do T-1000 regenerava-se sozinho. Metal que se regenera sozinho é apenas ficção científica, certo? Aparentemente não.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar