União Europeia acusa Rússia de "usar a fome como arma de guerra"

"Tenho de culpar a Rússia por esta decisão injustificável", disse Josep Borrell​ sobre o fim do acordo de cereais do Mar Negro.

Algumas horas após o ataque, a Rússia suspendeu a sua participação no acordo de exportação de cereais do Mar Negro. Dois eventos que não estarão relacionados, de acordo com o porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov. "Tal como disse o Presidente da Rússia, o acordo chega ao fim a 17 de Julho. Assim que for cumprido, o lado russo retomará imediatamente o cumprimento deste acordo", disse o representante do Kremlin.

Negociado pelas Nações Unidas e pela Turquia em Julho passado, o acordo visa aliviar a crise global alimentar, permitindo que os cereais ucranianos bloqueados pelo conflito Rússia-Ucrânia sejam exportados com segurança. "Lamento muito dizer que hoje a Rússia recusou prolongar este acordo. Isto é algo muito sério e que cria muitos problemas para muitas pessoas em todo o mundo", alertou o Alto Representante para a Política Externa e de Segurança da União Europeia​, Josep Borrell.

Drones marítimos ucranianos foram utilizados para o ataque desta madrugada contra a ponte da Crimeia, que teve de ser encerrada depois de ser atingida por várias explosões, avançou a agência de notícias ucraniana Ukrinform. Entre as três vítimas mortais está uma adolescente de 14 anos.