Dominado incêndio na serra de Montejunto

Combate às chamas foi reforçado com sete aeronaves nesta quinta-feira. Quatro bombeiros sofreram ferimentos ligeiros.

Foto
Cadaval e Silves centram as atenções dos bombeiros nesta quarta-feira LUSA/PAULO NOVAIS

O incêndio na serra do Montejunto, nos concelhos do Cadaval e Alenquer, foi dominado, mas a dificuldade de acessos, o vento e possíveis reactivações continuam a preocupar os bombeiros, disse o comandante das operações às 12h45.

“As duas frentes estão em resolução”, afirmou à agência Lusa Hélder Silva, comandante regional da Lezíria do Tejo da Protecção Civil e responsável pelas operações no terreno, no distrito de Lisboa, confirmando que o fogo foi dado como dominado.

Quatro bombeiros sofreram ferimentos ligeiros e foram assistidos no local. No local, pelas 13h, estavam 539 bombeiros, 166 veículos e sete equipamentos aéreos, considerados “para já suficientes”.

De acordo com Hélder Silva, “os meios mantêm-se em todo o perímetro do incêndio”, uma vez que as chamas continuam a preocupar os bombeiros. “Temos pontos muito quentes e acesos difíceis, o que dificulta a rapidez dos meios e a eficácia do combate”, explicou.

Prevê-se que, para a tarde, “os trabalhos decorram favoravelmente”, embora se mantenham as preocupações com o vento, as reactivações e a dificuldade de acessos.

O fogo continua sem ameaçar habitações ou bens materiais, mas a Estrada Nacional 1 está cortada entre Pragança (Cadaval) e Abrigada (Alenquer), para facilitar a movimentação das viaturas.

O alerta para o fogo foi dado às 13h51 de quarta-feira na localidade de Espinheira, na base da serra de Montejunto, com as chamas a consumir uma zona de eucaliptos e pinheiros.

Incêndio em Silves está dominado. Estrada Nacional 267 permanece cortada ao trânsito

O incêndio que deflagrou nesta quarta-feira em São Marcos da Serra, no concelho de Silves, foi dado como dominado pelas 20h30, mas a Estrada Nacional (EN) 267 continua cortada ao trânsito, adiantou à Lusa fonte da Protecção Civil.

Fonte do Comando Regional de Emergência e Protecção Civil do Algarve referiu que o fogo em São Marcos da Serra, no concelho de Silves, distrito de Faro, que teve início por volta das 15h40, foi dado como dominado às 20h26.

Os meios vão continuar posicionados no terreno para procederem à consolidação do incêndio e, depois, ao rescaldo, acrescentou. Pelas 22h30, estavam no terreno 235 operacionais, apoiados por 79 viaturas, segundo a ANEPC.

O fogo levou ao corte da EN 267, que ainda está cortada, e da circulação ferroviária na Linha do Sul, que liga Lisboa ao Algarve e que foi restabelecida pelas 19h17.

A EN 267, que liga São Marcos da Serra ao concelho de Monchique, é fundamental para o envio dos meios de combate ao incêndio, não havendo ainda previsão para a sua reabertura, detalhou a mesma fonte.

Durante a tarde, o incêndio desenvolveu-se “com grande intensidade” numa zona de mato e de pinhal perto do Barranco das Veredas, em São Marcos da Serra, tinha referido a Protecção Civil.

Sugerir correcção
Comentar