França vai pagar a quem reparar roupas e calçado (em vez de deitar fora e comprar novo)

A medida procura reduzir o consumo e entra em vigor a partir de Outubro. Os bónus vão desde sete euros por cada par de sapatos e entre dez e 25 euros no caso das peças de roupa.

Foto
França vai dar dinheiro às pessoas por cada peça de roupa e calçado arranjado Becca McHaffie/Unsplash
Ouça este artigo
00:00
01:22

O Governo francês anunciou, na terça-feira, que vai dar um bónus monetário a partir de Outubro a todas as pessoas que optarem por reparar roupas e sapatos, em vez de os deitarem fora.

A medida Bónus para Reparar Têxteis, que faz parte de um pacote criado pelo Estado francês no final de 2022 para reformular este sector, foi anunciada pela ministra da Ecologia, Bérangère Couillard, durante uma visita a um centro de moda sustentável e deverá manter-se até 2028.

Segundo o jornal Le Monde, o objectivo é reduzir as 700 mil toneladas de roupa e sapatos que os franceses deitam ao lixo todos os anos, sendo que algumas das peças têm como destino os aterros sanitários.

Quem aderir ao sistema receberá sete euros por cada par de sapatos arranjado e entre os dez e 25 euros por cada peça de vestuário. Estes valores serão financiados pela organização Refashion, esclarece a ministra numa publicação do Twitter.

No total, adianta o mesmo jornal, foi criado um fundo de 154 milhões para a iniciativa depois de ter sido tornado público que, em 2022, foram colocadas à venda em França 33 mil milhões de peças de vestuário, calçado e roupa de casa.

Segundo a ministra, a iniciativa é também uma forma de ajudar sapateiros e costureiros, tentar que as marcas sejam mais conscientes e apoiar financeiramente organizações que reutilizam e reciclam roupas em segunda mão.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários