Come-se cada vez menos carne na Alemanha — ao contrário de Portugal

Os alemães estão a comer cada vez menos carne: 52 quilos por ano, o valor mais baixo de sempre. Já os portugueses estão a comer 118,5 quilos.

Foto
Come-se cada vez menos carne na Alemanha Cottonbro studio/Pexels
Ouça este artigo
00:00
02:21

O consumo de carne atingiu um mínimo histórico na Alemanha. Os alemães estão a comer cada vez menos produtos com carne, das típicas salsichas grelhadas ao schnitzel, apontam os dados.

De acordo com o Ministério da Agricultura e da Alimentação, o consumo caiu para 52 quilos por pessoa no último ano, o valor mais baixo de sempre desde que os dados começaram a ser monitorizados, em 1989. Os dados do relatório preliminar apontam para uma redução no consumo de 4,2 quilos de carne, quando comparados os números de 2022 com os de 2021.

Que mudanças fizeram os alemães na sua alimentação? De acordo com os dados, cada alemão comeu menos 2,8 quilos de porco, 900 gramas de carne de vaca e vitela e menos 400 gramas de carne de aves. “Provavelmente, este declínio no consumo de carne é causado pela tendência contínua de adesão a dietas vegetarianas”, aponta o Ministério da Agricultura e da Alimentação.

Há apenas cinco anos, em 2017, o consumo por pessoa estava nos 61 quilogramas. Esta redução pode ser explicada por vários factores: o aumento do preço da carne devido à inflação, preocupações ambientais e a já referida adesão ao vegetarianismo. Estima-se que, actualmente, 10% da população alemã siga uma alimentação veggie quando, em 2018, era apenas 6%.

Em sentido contrário, em Portugal come-se cada vez mais carne. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que, em 2022, cada português comeu 118,5 quilogramas de carne. Isto representa um aumento de quatro quilos face ao ano anterior, em que se registaram 114,5 quilos por habitante.

Ainda assim, já houve anos em que os portugueses comeram mais carne. Olhando para os números do INE, actualizados a 25 de Maio, pode ver-se que o ano em que o consumo de carne foi mais alto foi 2019, com cada português a comer 119,9 quilos de carne por ano.

Quanto ao número de vegetarianos em Portugal, o primeiro estudo feito sobre esta realidade mostrou que 9% da população portuguesa deixa a carne e o peixe fora do prato. Esta percentagem representa cerca de 764 mil adultos e considera todo o tipo de vegetarianos, assim como quem come produtos de origem animal esporadicamente.

Sugerir correcção
Ler 19 comentários