Socialistas satisfeitos com excedente orçamental, mas não a todo o custo

Com o Governo a bater recordes no excedente orçamental, o que deve agora fazer com esse dinheiro? Socialistas dividem-se entre o conservadorismo do cofre cheio e o risco de abrir os cordões à bolsa.

Foto
A estratégia do Governo será esperar pelo fim do ano para perceber qual a margem com que fica para o próximo ano Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
06:11

Depois da euforia com o excedente orçamental no primeiro trimestre, os números de Maio vieram mostrar uma tendência para a descida do desempenho das contas públicas, no entanto, mantém-se a percepção de que o Governo poderá fazer um brilharete no final do ano. É certo que o aumento intercalar nas pensões cortará uma fatia significativa nesse bolo, mas a receita continua a subir graças à inflação e ao mercado de trabalho, além do expectável empurrão do turismo no Verão.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar