Siga aquele queijo! No Centro de Portugal, os queijos inspiram rotas turísticas

O convite passa por vestir a pele de pastor, visitar queijarias ou aprender a fazer queijo, entre outras actividades, em roteiros de um, dois ou três dias.

,Casa do Mogadouro
Fotogaleria
Aí vêm os turistas! Na foto, rebanho em Celorico da Beira, Vale da Ribeira, Mesquitela - da Queijaria Tia Amélia Adriano Miranda
castelo-branco,serra-estrela,gastronomia,fugas,agricultura,turismo,
Fotogaleria
As novas rotas levam os visitantes ao pastoreio, à ordenha, à confecção de queijo, etc. Na foto, o pastor Vitor Almeida em Bigas, Viseu Adriano Miranda
castelo-branco,serra-estrela,gastronomia,fugas,agricultura,turismo,
Fotogaleria
Os queijos DOP são âncora dos novos roteiros turísticos Adriano Miranda
castelo-branco,serra-estrela,gastronomia,fugas,agricultura,turismo,
Fotogaleria
Uma estrela da Estrela, a bordaleira Adriano Miranda
castelo-branco,serra-estrela,gastronomia,fugas,agricultura,turismo,
Fotogaleria
Gouveia, ovelhas da Queijaria Madre de Água, queijo DOP Serra da Estrela: pastor António Brasete Adriano Miranda
Fotogaleria
Vamos poder aprender os queijos do Centro. Na foto, a Queijaria Artesanal Lourenço e Filhos e o queijo amarelo da Beira Baixa Miguel Manso
Ouça este artigo
00:00
02:32

Há uma nova rota para descobrir no Centro do país e promete fazer as delícias dos fãs de queijo - e não só. Tendo como denominador comum os queijos com Denominação de Origem Protegida (DOP) do Centro de Portugal - Queijo Serra da Estrela, Queijo Beira Baixa e Queijo Rabaçal - esta nova proposta turística contempla um total de nove roteiros e mais de 50 experiências diferentes.

Os turistas vão ter a oportunidade de vestir a pele de pastores e acompanhar os rebanhos, experienciar a ordenha, participar em workshops de confecção de queijos, visitar queijarias, realizar provas de degustação e experiências gastronómicas. Estas propostas estão, ainda, complementadas por outras experiências, como visitas a museus, fábricas de burel, trilhos, castelos e aldeias.

A Rota Turística e Gastronómica dos Queijos do Centro de Portugal - projecto promovido pela InovCluster e financiado pelo Turismo de Portugal - acaba de ser lançada publicamente e tem já disponível um site próprio, assim como uma app, onde é possível ficar a conhecer as várias propostas de roteiros de um, dois ou três dias, e contactos dos 43 agentes turísticos envolvidos.

Foto
Na aldeia de Tostão, Vila Velha de Rodão: daqui virão Queijos DOP Beira Baixa. No caso, da Queijaria Lourenço e Filhos adriano miranda

Além de visar a captação de novos fluxos turísticos, pretende sensibilizar para a importância de consumir Queijos com DOP do Centro, produtos altamente diferenciadores e com uma enorme importância para a economia de territórios de baixa densidade.

Cada um dos nove roteiros envolve “produtos e experiências tangíveis, diferenciadoras, únicas e de valor acrescentado que envolvem em si uma profunda ligação aos territórios”, destacou Patrícia Coelho, presidente da InovCluster. Em causa estão sugestões de passeios e actividades nos municípios que integram a Serra da Estrela e a Beira Baixa, assim como na envolvência da freguesia de Rabaçal (município de Penela).

Na Serra da Estrela, por exemplo, o convite pode passar por acompanhar de perto, ao longo de um dia, todo o ciclo de produção do queijo, sem deixar de usufruir das paisagens e sabores regionais. Para quem quiser estender a experiência ao longo de dois ou três dias, são apresentadas sugestões que podem contemplar, também, a participação em workshops ou oficinas de queijo, entre outras actividades. O mesmo acontece relativamente às regiões da Beira Baixa ou do Rabaçal.

Destaque para o roteiro que contempla o conjunto das três regiões e que se estende por três dias. O programa passa por Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Gouveia, Covilhã, Fundão, Castelo Branco e Penela, permitindo “vestir a pele do pastor”, “moldar o queijo com as próprias mãos”, e “descobrir mil e uma formas de saborear estes queijos e harmonizar com os melhores vinhos do território”.

Sugerir correcção
Comentar