Já estão escolhidos os “melhores Queijos de Portugal” do ano

Foram 182 queijos em prova no tradicional concurso anual da Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios. Eis os vencedores nas 23 categorias.

Foto
Eleitos os 23 melhores Queijos de Portugal do ano Nelson Garrido

Do flamengo ao curado, do amanteigado ao atabafado, do requeijão ao fresco, há queijos vencedores para todos os gostos. A Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios acaba de eleger o melhor queijo do ano para cada uma das 23 categorias a concurso no Queijos de Portugal 2022, listando ainda 46 menções honrosas.

Nesta 13.ª edição do concurso promovido anualmente, foram a prova 182 queijos de diferentes regiões portuguesas e, pela primeira vez, o júri da competição analisou ainda, sempre em “prova cega”, uma nova categoria: “culturas de superfície”, “um queijo que começa a ter a sua expressão em Portugal”, nota a associação em comunicado.

A nova categoria foi ganha pela marca Ilha dos Mistérios, da Cooperativa Leite de Montanha. Já a Queijos Santiago foi a única a arrecadar três galardões, com Serramonte (categoria “ovelha cura prolongada”), Quinta do Olival (“cabra cura normal”) e Três Igrejas (“mistura cura prolongada”). Confira os restantes vencedores no final do artigo.

De acordo com a directora-geral da ANIL, os objectivos do concurso passam por “promover e incentivar a indústria queijeira” e “contribuir para o aumento do reconhecimento e do posicionamento das marcas junto do consumidor final”. Maria Cândida Marramaque sublinha ainda que o concurso tem vindo a reunir “uma diversidade de queijos cada vez maior” e “com níveis de qualidade acima da média”.

Do painel de jurados fizeram parte “representantes do sector queijeiro, dos organismos de controlo e certificação, de instituições de ensino, da restauração e da gastronomia, da distribuição, representantes de empresas do sector industrial e comunicação social”.

Sugerir correcção
Comentar