Catalunha acaba com proibição “discriminatória” de topless em piscinas públicas

Fazer topless passa a ser permitido nesta região espanhola já este Verão. O Governo catalão defende ainda que proibir uma mulher de amamentar nas piscinas é discriminação.

Foto
Catalunha acaba com proibição “discriminatória” de fazer topless nas piscinas municipais Unsplash
Ouça este artigo
00:00
01:56

Fazer topless nas praias, rios ou piscinas de Espanha é permitido em praticamente todo o território, excepto na Catalunha. Nesta região, as mulheres não podiam tirar a parte de cima do biquíni nas piscinas municipais. A regra mudou na segunda-feira.

Num comunicado enviado às câmaras municipais, entidades responsáveis pela gestão das piscinas, o Departamento de Igualdade e Feminismo da Generalitat (Governo da Catalunha) anunciou que fazer topless nestes espaços passa a ser permitido já este Verão, contrariando a norma que vigorava há cerca de cinco anos.

Segundo o Governo, proibir os banhistas de utilizar as piscinas com base nas roupas é “discriminação”, assim como impedir uma mulher de amamentar, lê-se na nota, citada pelo El Diario. Rejeitar a entrada de pessoas de outras etnias é igualmente condenável.

Apesar da reviravolta, o regulamento esclarece que os frequentadores das piscinas continuam a ter de respeitar as regras, nomeadamente em relação aos biquínis ou fatos de banho que “devem ser adequados à actividade aquática” e cobrir os órgãos genitais de forma a garantir a higiene e respeitar a saúde pública.

O comunicado surge na sequência das queixas que o Governo catalão diz ter recebido durante o Verão de 2022 a propósito da discriminação de que as mulheres são alvo nas piscinas. Acabar com a proibição de fazer topless também é uma medida que o Departamento de Igualdade e Feminismo procura combater há já vários anos através de campanhas nas redes sociais que reivindicam igualdade de género.

Em Portugal, não existe legislação sobre a prática de topless, o que significa que a mesma é permitida. No entanto, o mesmo não acontece noutros países europeus que procuram agora alterar o paradigma.

Exemplo disso é a cidade alemã de Göttingen que, em 2022, foi a primeira do país a autorizar o topless nas piscinas entre Maio e Agosto, contudo apenas aos fins-de-semana. Em Março deste ano, Berlim também anunciou que fazer topless vai ser permitido nas piscinas, mas não revelou quando.

Sugerir correcção
Comentar