Os horários de comboio mostram que as viagens não estão mais rápidas, pelo contrário

A análise a mais de 20 anos de viagens ferroviárias vence o Prémio Arquivo.pt 2023. A representação das mulheres na imprensa cultural e a memória dos sites dos partidos políticos também são premiados.

Foto
Nas últimas duas décadas, as viagens de comboio tornaram-se mais lentas ou ficaram na mesma MIGUEL PEREIRA DA SILVA/LUSA
Ouça este artigo
00:00
09:17

A viagem de Alfa Pendular entre Porto e Faro demora hoje mais 15 minutos do que em 2016. O mesmo acontece se apanharmos um comboio de Lisboa para Braga – em 2011 a viagem demorava menos 15 minutos do que agora. É uma viagem no tempo e nos tempos de viagem da CP que mostra que nos últimos 20 anos estagnámos ou tornámos as deslocações mais lentas, como indica o vencedor do Prémio Arquivo.pt 2023, atribuído pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), uma unidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários