BE propõe limitação de telemóveis no recreio para alunos do 1.º e do 2.º ciclos

Projecto de lei surge na sequência de uma petição que conta com mais de 17 mil subscritores.

Foto
Petição pelo fim dos telemóveis nos recreios das escolas tem mais de 17 mil assinaturas Daniel Rocha
Ouça este artigo
00:00
01:48

O Bloco de Esquerda (BE) pretende alterar o estatuto do aluno para impor limitações ao uso de telemóvel no recreio por crianças do 1.ºe 2.º ciclos do ensino básico. O projecto de lei surge na sequência de uma petição online no mesmo sentido e que conta com mais de 17 mil assinantes.

“Esta petição é uma belíssima oportunidade para que o Parlamento e as comunidades educativas possam discutir as tecnologias”, afirmou a deputada Joana Mortágua em conferência de imprensa, nesta sexta-feira, na Assembleia da República.

O BE propõe que as restrições no uso de telemóveis nas escolas sejam alargadas aos espaços não lectivos. “Para que as crianças utilizem o recreio como nós para brincarem e para socializarem”, justificou a deputada, lembrando que há estudos que apontam para o “demasiado tempo” que os jovens passam em frente aos ecrãs como efeito da pandemia de covid-19.

Questionada sobre a expectativa em torno da viabilização da proposta por parte do PS, Joana Mortágua considerou que o número de subscritores da petição não deixará o partido indiferente. “Parece-me que é um daqueles debates que a sociedade vai impor ao Parlamento. Não creio que o PS possa ser insensível a esse debate”, afirmou, deixando um aviso: “Nada disto deve ser confundido com proibicionismo.”

Além de um projecto de lei, o BE entregou também um projecto de resolução que recomenda ao Governo que, com recurso a especialistas, elabore orientações para o “uso saudável de tecnologias nas escolas”, que seja “diferenciado por faixas etárias”, com vista a um debate nas comunidades educativas sobre este tema.

O BE pretende ainda lançar o debate sobre a digitalização dos manuais escolares, tendo em conta que há países, como a Suécia, que já estão a discutir “como retroceder” nesse processo. “Queremos que se estude os exemplos internacionais antes de fazer apostas e investimentos que possamos concluir que não estavam correctos”, justificou a deputada.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários